quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Furúnculo



Infecção bacteriana da pele que provoca a necrose (destruição) do folículo pilosebáceo. É causada pela bactéria estafilococos.

A lesão inicia-se por um nódulo muito doloroso, vermelho, inflamatório, endurecido e quente, centrado por um pêlo, onde pode aparecer pequeno ponto de pus.

Com a evolução do quadro, ocorre o rompimento do nódulo e a eliminação de pus e de uma massa esbranquiçada, popularmente conhecida como "carnegão", formando uma ferida ulcerada que, ao cicatrizar, pode deixar uma mancha escura no local.

As lesões são mais frequentes em áreas de dobras da pele, sendo muito comuns nas nádegas e virilhas, mas podem surgir em outros lugares como o abdômen e as coxas.

Quando ocorrem repetidamente, a doença recebe o nome de furunculose e está associada à uma deficiência do organismo em evitar a infecção do folículo. Quando várias lesões surgem simultaneamente, próximas e interligadas, o quadro recebe o nome de antraz, ocorrência mais comum na região da nuca.

Tratamento:

O tratamento é feito com antibióticos locais e sistêmicos. Nos casos muito dolorosos e com superfície amolecida, pode ser feita a drenagem da lesão, com alívio imediato da dor.

Quando ocorre a furunculose, deve-se pesquisar e evitar o que está favorecendo o surgimento das lesões e estimular a imunidade do indivíduo a combater a infecção. O médico Dermatologista é o profissional indicado para o tratamento dos furúnculos e da furunculose.Entretanto,o médico Alergologista é o profissional indicado para tratamento e para montar uma imunoterapia ( vacina )para os casos de furunculose de repetição.

5 comentários:

  1. Esse Blog só tem a função informativa e educatica,não podendo ter consultas e consequentemente prescrição de medicações.
    Deixe seu e-mail que respondo suas dúvidas.
    Um grande abraço.
    Dr.Alisson Costa de Morais

    ResponderExcluir
  2. DR. ALISON
    GOSTEI DO SEU ARTIGO ESTE É O MEU E-MAIL
    LAIS_MOREIRAMS@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  3. Dr.Alison gostei muito do seu blog e muito infomativo parabens.Elizangela ouricuri- PE

    ResponderExcluir
  4. Dr. Alisson sou aluna de Medicina e conheci seu blog só agora. Gostaria de saber onde o doutor faz seus atendimentos, já que fiquei interessada em uma consulta.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela orientação! Estou com esse problema e já estava ficando desesperada. Acho que vou ter que ir no alergista, porque sempre depois de alguma crise alérgica que tenho me aparece um furúnculo. Deve ter alguma relação. Bom, espero conseguir me curar disso!
    Continue ajudando as pessoas com tais informações tão preciosas para quem está sofrendo.

    ResponderExcluir