sexta-feira, 5 de junho de 2009

Queimadura por Potó


O Paederus irritans, mais conhecido como potó, que costuma aparecer no clima de final de chuva,quando apertado libera um líquido chamado cantarizina,líquido cáustico que queima a pele,podendo apresentar queimaduras de primeiro grau com vermelhidão local e de segundo grau com vermelhidão e bolhas.

Sintomas :
- vermelhidão , prurido , ardor e bolhas
O inseto é atraído pela luz,roupas e lençóis brancos.
Os principais locais que o inseto atinge são as dobras de pernas e braços, pescoço e região facial, próximo ao olho.

Tratamento :
- uso de mosquiteiros nas camas e berços;
- lavar o local imediatamente após o contato com água e sabonete anti-séptico;
- evitar exposição ao sol do local atingido;
- corticoterapia tópica de baixa potência ;
- antibioticoterapia tópica e / ou oral;
- procure um Dermatologista .

11 comentários:

Carlinha disse...

Olá Dr.,
Sou estudante de medicina e gostei muito das informações do seu blog. Estou montando um site(www.linkmedica.com.br- ainda em contrução- Abre bem pelo FIREFOX,OPERA E FLOCK, estamos adequando a linguagem para o explorer) e gostaria de usar as informações do seu blog, citada a fonte e o autor.
Se puderes enviar-me seu e-mail para o e-mail linkmedica@linkmedica.com.br, ficarei muito agradecida e poderei escrever-te com mais propriedade.

Atenciosamente,Carla Nobre.

Obs. O site não tem fins lucrativos, apenas queremos suscitar o interesse de estudantes e profissinais à temas relevantes da área de saúde.

Tony Madureira disse...

Olá Dr.

O blog é interessante e pedagógico.
Passei e voltarei sempre.

Abraço

Anônimo disse...

Oi Dr. Amei o blog,infelizmente fui vitima desse infeliz...a a minha região atingida foi a face,especificamente a boca,ahh infeliz desse pequeno animal que faz um grande estrago... acho que a minha situação ja foi a do 2º grau...queimadura,vermelhidão e bolhas de água(sei lá)...muito boa suas informações!Gostei muito de sua postagem nesse blog!
Abraços,e obrigada pela informação!

Anônimo disse...

Ola, Drº

O seu blog é bem legal,o potó me atingiu e estou chateada com isso, mas tudo bem.


Um beijo, Júlia Magalhães Lacerda

08/05/2011

dryca insane disse...

oi Dr.,gostei muito das informações,pois sempre é díficil obter sobre este inseto...
meu filho de 1aninho foi queimado em volta doolho esquerdo e na boxexa...
obrigada pela ajuda!!!
te +

Fco. Cardozo disse...

Olá Drº,

Infelizmente meu filho foi vítima deste inseto bandido. Sua postagem me trouxe clareza sobre este assunto me interessa bastante no dia de hoje.

Ass.: Francisco Cardozo

Anônimo disse...

Bom dia doutor,

Suas dicas são muito úteis. Gostaria de saber qual é o habitat do 'potó', a fim de combatê-lo em sua origem.

Rosângela Hartmann

Anônimo disse...

minha esposa também é uma vitima deste inseto e agora vamos combater o simtoma..
gostei muito de saber e de ter a opção de me precaver se ver um destes pelo meu caminho
obrigado. apesar de antes não acreditar que um inseto poderia fazer isso, hoje tenho que acreditar e também, me livrar dessa. valeu mesmo

Anônimo disse...

Ola Dr.
Minha namorada foi vítima desse inseto na região do pescoço e teve queimadura de 2º grau, que durou exatamente uma semana. Gostei de suas informações sobre o assunto.

Max Enil

GLAUBERJR disse...

Dr. Gostei muito desse blog,
Estava muito preocupado com pois apareceu no meu rosto uma lesão parecida com as que vi nas fotos do blog. Fui ao médico e ele me encaminhou para o dermatologista.
Como moro na região norte do Brasil onde ocorre muito casos relacionados Botó, que ficquei sabendo por moradores locais sobre, me deu a curiosidade de pesquisar na net sobre o assunto, graças a Deus achei.
O que posso fazer agora pra tratar?
Desde já agradeço muito pela matéria!! PArabéns
>> Glauber / Tucuruí/PA

Anônimo disse...

Dr. Gostei muito desse blog,
Estava muito preocupado com pois apareceu no meu rosto uma lesão parecida com as que vi nas fotos do blog. Fui ao médico e ele me encaminhou para o dermatologista.
Como moro na região norte do Brasil onde ocorre muito casos relacionados Botó, que ficquei sabendo por moradores locais sobre, me deu a curiosidade de pesquisar na net sobre o assunto, graças a Deus achei.
O que posso fazer agora pra tratar?
Desde já agradeço muito pela matéria!! PArabéns
>> Glauber / Tucuruí/PA