ETIOLOGIA DA SUDORESE EXCESSIVA :
O suor excessivo é uma condição anormal de hiperatividade do Sistema Nervoso Simpático, regulada pelo Centro Sudomotor Cerebral, que estimula as glândulas sudoríparas de determinadas áreas do corpo.FISIOPATOLOGIA :
O paciente com hiperidrose sua muito além da necessidade para a regulação da sua temperatura, e embora não se conheça exatamente o mecanismo ou as causas pelas quais isto ocorre, em alguns indivíduos o suor intenso nas mãos, nos pés, nas axilas ou na face torna-se incontrolável, acompanhado de rubor facial, sentimento de embaraço e, freqüentemente, de uma forte ânsia de escapar da situação que os originou.Todo este quadro caracteriza uma situação denominada "fobia social".Nestas ocasiões existe um aumento da atividade do sistema nervoso simpático, que faz parte do chamado sistema nervoso autônomo sobre o qual não temos controle.
OCORRÊNCIA NA POPULAÇÃO :
A hiperidrose se manifesta em geral na infância e adolescência, ocorre em cerca de 1% da população e, em algumas vezes, pode acometer vários membros de uma família.
PRINCIPAIS ÁREAS AFETADAS :
As áreas do corpo mais freqüentemente afetadas são as mãos (hiperidrose palmar), os pés (hiperidrose plantar), as axilas (hiperidrose axilar), a face e o couro cabeludo (hiperidrose craniofacial).Outras áreas no tronco também são comumente afetadas, com diferentes combinações de severidade e localização.
OS SINTOMAS :
A hiperidrose é constrangedora e desconfortável causando problemas no campo afetivo-pessoal e do convívio social.
As mãos molhadas pingam de suor e levam as pessoas a evitar os cumprimentos com apertos de mãos, a namorar, a manusear papéis, máquinas, equipamentos e computadores. Devido ao constrangimento das mãos suadas, necessitam enxugá-las freqüentemente e por vezes disfarçadamente.
Os pés quase sempre molhados acumulam sujeira e impossibilitam o uso de sandálias de salto alto e de dançar.
O (embaraço) constrangimento social é evidente quando as axilas molhadas de suor encharcam a camisa, a blusa o vestido e o paletó.
O desempenho de determinadas profissões torna-se difícil, principalmente aqueles que dependem de trabalhos manuais ou de uma boa apresentação social.
As oportunidades profissionais são perdidas ou recusadas.
O medo de viver essas situações pode levar a um isolamento progressivo, resultando inclusive em depressão.
As medidas objetivas da sudorese e do rubor facial são difíceis de serem quantificadas, portanto, a opção pelo tratamento cirúrgico depende inteiramente do desejo do paciente.
FATORES DESENCADEANTES :
A hiperidrose pode estar relacionada ao calor, emoções ou relacionamento social (estresse social), entretanto pode ocorrer de modo inesperado, ou seja, sem razão aparente.
TRATAMENTOS :
Em todo mundo já foram tentados inúmeros tratamentos não-cirúrgicos para a hiperidrose, mas todos de efeito temporário ou mesmo nulo. Apenas o procedimento cirúrgico é considerado definitivo.
APLICAÇÕES TÓPICAS :
Tratamentos dermatológicos com soluções ou cremes adstringentes aplicados nas mãos e axilas, podem ser eficientes em casos leves.Outras fórmulas anidróticas para uso tópico têm sido utilizadas sem o resultado satisfatório como o cloreto de alumínio, o formaldeído e seus derivados (glutaraldeído), e o bicarbonato de sódio.
MEDICAMENTOS :
As drogas que diminuem o suor são chamadas de anticolinérgicas.Às vezes, a redução da transpiração excessiva, apresenta efeitos colaterais desagradáveis, como boca seca e dificuldades visuais, o que impossibilita seu uso por longos períodos de tempo.Tratamentos homeopáticos, ortomoleculares ou alternativos são ineficazes.
INJEÇÕES INTRADÉRMICAS :
Injeções locais de "Botox" têm efeitos transitórios com duração de quatro a seis meses.O uso é limitado a áreas de pequena extensão, o que é raro na hiperidrose.São necessárias cerca de 50 aplicações (injeções) em cada mão e além disso, o produto é muito caro.
IONTOFORESE :
Uma pequena corrente elétrica denominada iontoforese eletrônica é aplicada com solução salina nas regiões afetadas. O tratamento é diário e prolongado, com resultados temporários ou insatisfatórios.
PSICOTERAPIAO :
Tratamento psicológico ou o uso de sedativos ansiolíticos podem auxiliar a reduzir o rubor facial e as fobias, mas agem muito pouco na hiperidrose. Em geral, esses indivíduos passam muito tempo procurando ajuda, muitas vezes sem encontrá-la de maneira correta.Como é comum confundir o problema com algo associado a um desequilíbrio emocional, perambulam em consultórios psicológicos, psiquiatras ou se submetem a variadas "simpatias".
RESSECÇÃO CIRÚRGICA DAS GLÂNDULAS SUDORÍPARAS :
A ressecção ou lipoaspiração das glândulas sudoríparas sob a pele pode apresentar problemas de cicatrização.