Infecção da superfície do corpo causada por fungos do grupo do mofo chamados de dermatófitos.
O corpo normalmente hospeda uma quantidade de microrganismos, incluindo, bactérias, fungos do grupo do mofo (dermatófitos) e fungos do grupo das leveduras (tais como a Cândida). Alguns deles são úteis ao organismo, outros podem multiplicar-se rapidamente e provocar infecções. As infecções fúngicas são causadas por plantas microscópicas (fungos) que podem viver nas células mortas do cabelo, das unhas e das camadas externas da pele.
A tinea corporis (freqüentemente denominada tinea do corpo) é um distúrbio cutâneo comum, especialmente entre as crianças, porém, pode aparecer em pessoas de qualquer idade. Ela é causada por fungos do grupo do mofo (dermatófitos). Veja também a tinea da cabeça (envolvendo o couro cabeludo), a tinea crural (tinea inguinal) e a tinea do pé (pé-de-atleta).
Os fungos crescem em áreas quentes e úmidas. A suscetibilidade à infecções fúngicas aumenta devido à higiene deficiente, pele exposta à umidade por tempo prolongado e lesões menores na pele ou nas unhas.
As infecções por tinea são contagiosas e podem ser transmitidas por meio de contato direto ou de objetos, como por exemplo, pentes, roupas e superficies de chuveiros ou piscinas. Também podem ser transmitidas por meio do contato com animais domésticos portadores do fungo (os gatos são portadores comuns).
Sintomas:
-prurido na área afetada
-lesão cutânea, exantema :
* nos braços, pernas, rosto, tronco (geralmente em área exposta do corpo)
* formato anular
* mancha avermelhada (pele anormalmente escura ou clara)
* as bordas avançam e se espalham e o centro é claro
* as bordas têm aspecto escamoso, diferenciado
Sinais e exames:
O diagnóstico se baseia originalmente na aparência da pele.
Pode-se realizar um exame de fluorescência com a lâmpada de Wood para confirmar o diagnóstico, assim como o exame KOH (hidróxido de potássio), no qual as raspagens da pele são dissolvidas em KOH e depois examinadas ao microscópio. Este teste é comumente realizado porque é fácil de ser executado e os resultados ficam disponíveis de imediato. Pode também ser feita uma biópsia de lesão cutânea com exame microscópico ou cultura para procurar os dermatófitos. Esse exame pode não ser necessário em todos os casos.
- propagação da tinea para os pés, couro cabeludo, virilha ou unhas
- piodermite, dermatofitide, ou outros distúrbios da pele
- supertratamento da dermatite
- efeitos colaterais sistêmicos de medicamentos (veja o medicamento específico)