domingo, 31 de maio de 2009

Tinea Corporis ( Infecçao Fúngica do Corpo )


Infecção da superfície do corpo causada por fungos do grupo do mofo chamados de dermatófitos.

O corpo normalmente hospeda uma quantidade de microrganismos, incluindo, bactérias, fungos do grupo do mofo (dermatófitos) e fungos do grupo das leveduras (tais como a Cândida). Alguns deles são úteis ao organismo, outros podem multiplicar-se rapidamente e provocar infecções. As infecções fúngicas são causadas por plantas microscópicas (fungos) que podem viver nas células mortas do cabelo, das unhas e das camadas externas da pele.

A tinea corporis (freqüentemente denominada tinea do corpo) é um distúrbio cutâneo comum, especialmente entre as crianças, porém, pode aparecer em pessoas de qualquer idade. Ela é causada por fungos do grupo do mofo (dermatófitos). Veja também a tinea da cabeça (envolvendo o couro cabeludo), a tinea crural (tinea inguinal) e a tinea do pé (pé-de-atleta).

As infecções por Cândida (leveduras) que envolvem a pele incluem a erupção das fraldas, afta oral, candidíase cutânea e outros distúrbios similares.

Os fungos crescem em áreas quentes e úmidas. A suscetibilidade à infecções fúngicas aumenta devido à higiene deficiente, pele exposta à umidade por tempo prolongado e lesões menores na pele ou nas unhas.

As infecções por tinea são contagiosas e podem ser transmitidas por meio de contato direto ou de objetos, como por exemplo, pentes, roupas e superficies de chuveiros ou piscinas. Também podem ser transmitidas por meio do contato com animais domésticos portadores do fungo (os gatos são portadores comuns).



Sintomas:

-prurido na área afetada
-lesão cutânea, exantema :
* nos braços, pernas, rosto, tronco (geralmente em área exposta do corpo)
* formato anular
* mancha avermelhada (pele anormalmente escura ou clara)
* as bordas avançam e se espalham e o centro é claro
* as bordas têm aspecto escamoso, diferenciado

Sinais e exames:

O diagnóstico se baseia originalmente na aparência da pele.
Pode-se realizar um exame de fluorescência com a lâmpada de Wood para confirmar o diagnóstico, assim como o exame KOH (hidróxido de potássio), no qual as raspagens da pele são dissolvidas em KOH e depois examinadas ao microscópio. Este teste é comumente realizado porque é fácil de ser executado e os resultados ficam disponíveis de imediato. Pode também ser feita uma biópsia de lesão cutânea com exame microscópico ou cultura para procurar os dermatófitos. Esse exame pode não ser necessário em todos os casos.




Tratamento:

Deve-se ter cuidado para não sobretratar a tinea, visto que isso pode causar efeitos colaterais.

A tinea geralmente reage ao auto-cuidado. Mantenha a pele limpa e seca. Os pós antifúngicos e sicativos tópicos (aplicados na pele) de venda livre, tais como os que contêm miconazol, clotrimazol, ou ingredientes similares, são freqüentemente eficazes para controlar a tinea.

Uma infecção grave ou crônica pode precisar de tratamento adicional com um médico, que pode prescrever medicamentos antifúngicos orais. A prescrição de medicamentos tópicos mais fortes, tais como o cetoconazol e o sulconazole pode ser necessária. Em alguns casos, os corticosteróides tópicos (veja corticosteróides tópicos de baixa potência e corticosteróides tópicos de potência média à muito elevada) podem ser acrescentados aos antifúngicos tópicos. Podem ser necessários antibióticos para tratar as infecções bacterianas secundárias.


Complicações:

- infecções cutâneas bacterianas secundárias, tais como a celulite
- propagação da tinea para os pés, couro cabeludo, virilha ou unhas
- piodermite, dermatofitide, ou outros distúrbios da pele
- supertratamento da dermatite
- efeitos colaterais sistêmicos de medicamentos (veja o medicamento específico)


Prevenção:

Uma boa higiene geral ajuda a prevenir as infecções por tinea.

Recomenda-se manter a pele limpa e seca. Seque bem as pregas da pele, pés, virilha e outras áreas depois do banho ou após nadar. Troque de roupas, meias e sapatos sempre que necessário a fim de manter a pele seca. Evite o contato com animais domésticos infectados tanto quanto possível.

As roupas e os objetos de uso diário, tais como pentes e as superfícies do banheiro, devem ser limpas e secas completamente antes de serem utilizadas novamente, a fim de prevenir a propagação da infecção. Deve-se lavar bem as mãos após o contato com qualquer infecção fúngica, incluindo o contato ao tratar tal infecção.

11 comentários:

podologia.com disse...

Olá Dr. Alisson,
Sou formada em Biologia e ministro aulas em escolas técnicas na área de Podologia, encontrei o seu blog e achei ótimo como material didático complementar e informativo para meus alunos.

Anônimo disse...

Olá doutor..
Gostei muito da matéria.. e acho interessante a divulgação desses problemas principalmente nessa época do ano.. Moro em Florianópolis, na praia do Campeche, e o fungo é algo que a gente vê na pele das pessoas e parece que elas pouco se importam. Essa matéria deveria aparecer na mídia também..
Abraços

Henrique Silva disse...

Obrigado pelas informaçõs, doutor! Sofro com alguma coisa muito parecida há anos, perdi as contas de quantas vezes fui ao dermatologista, que sempre me receita cetoconazol, e o resultado é sempre o mesmo: ocorre uma melhora, mas alguns meses após finalizar o tratamento, o problema volta ainda pior. Não sei mais o uqe fazer e gostaria de uma orientação. Provavelmente o que eu tenho é algo mais grave, mas nenhum dos muitos médicos com que eu já me consultei parece perceber isso.

Muito obrigado e continue com o bom trabalho.

andrea gusmão disse...

Primeiramente parabéns pelo excelente trabalho!
Doutor sofro com esse problema há anos...Já cansei de procurar dermatologistas e tomar remédios(cetoconazol,terbinafina etc)há uma melhora inicial,mas sempre após o tratamento os sintomas voltam!
Queria muito uma opinião sua!

Adriana disse...

Olá doutor. Assim como os demais, sofro com esses sintomas há anos, e um dos médicos me receitou um creme para aplicação na lesão, alegando que a irritação e a coceira eram devido a espessura da pele, muito grossa, disse o mesmo. Me receitou essa medicação à base de acido acetil salicilico, que pelo que vi aqui, não tem nada a ver com o problema. Se puder me dar outras orientações, agradecerei muito!!!!

Anônimo disse...

Olá Dr. Alisson,
Tenho 53 anos e fui diagnósticado como portador da Tinha Corporis, Amanha irei começar o tratamento com medicamentos e espero que seja eficaz porque já sofro a vários anos com esse problema que nunca era visto pelos médicos.

Anônimo disse...

Ola Doutor,grato pela materia,bem ja nao sei o que fazer,estou com esse Tinea Corporis nas pernas,nos braços,ja passei pomadas e mais pomadas e nao vejo melhora,ando ja angustiada,sem animo,nao sei o que fazer mais,estou passando outra pomada atualmente,vejo melhoras em alguma parte,mais tem em outras e outras mais,será que existe uma luz...Um remédio forte,comprimido,qualquer coisa,so queria ter animo de viver como antes e com essa doença fica tudo incapaz,ir a praia,sair,conversar com receio de alguem pegar,to triste!

Anônimo disse...

Bom dia Dr.Apareceu na aureola dos meus seios, a foto é bem semelhante...o animal infectado passa para o humano é isso???vou correndo fazewr exames...obrigada..seu material é execelente!

Polliana disse...

Muito explicativo. Través da raspagem e análise da lesão, foi detectada a presença do Trichophyton rubrum, e queria saber um pouco ais antes do retorno ao médico. Muito útil!

Suelen disse...

Ola Dr. tem uns dias que meu filho apresentou pequenas bolinhas nas pernas,nao demorou muito pra aumentar de tamanho e ficarem meio amareladas no centro e o contorno vermelho,achei q era alergia de alguma coisa mas espalhou mais e apareceu no rosto,fiquei preocupada porq nem imaginava do que se tratava.procurei e aqui tive as informaçoes que eu precisava.muito obrigado por ser tao objetivo!

Anônimo disse...

ola doutor alguns dias minha filha apareceu com uma micose no corpo,primeiro começou no braço e agora ta se espalhando pelo corpo todo,ao ver as fotos no blog percebi que eram iguais a da minha filha,obrigada pela informação sobre essa micose de pele