segunda-feira, 7 de maio de 2012

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide (AR) é uma doença de longo prazo que leva à inflamação das articulações e dos tecidos circundantes. Ela também pode afetar outros órgãos.

Causas

A causa da AR é desconhecida. É uma doença autoimune, o que significa que o sistema imunológico do corpo ataca os tecidos saudáveis por engano.

A AR pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum na meia-idade. As mulheres sofrem de AR com mais frequência do que os homens.

Infecção, genes e mudanças hormonais podem estar relacionados com a doença.

Exames

Nenhum teste pode determinar com certeza se você tem AR. A maioria dos pacientes com AR apresenta alguns resultados de testes anormais, embora para alguns pacientes todos os testes sejam normais.

Dois testes de laboratório que geralmente ajudam no diagnóstico são:

- Exame de fator reumatoide

- Exame de anticorpos anti-CCP

Outros testes que podem ser realizados incluem:

- Hemograma completo

- Proteína C-reativa

- Taxa de sedimentação de eritrócitos

- Ultrassom ou ressonância magnética das articulações

- Raio X das articulações

- Análise de líquido sinovial

Sintomas de Artrite reumatoide

A AR geralmente afeta os dois lados do corpo por igual. Punhos, dedos, joelhos, pés e tornozelos são os mais frequentemente afetados.

A doença geralmente começa devagar, normalmente com pouca dor nas articulações, rigidez e fadiga.

Os sintomas nas articulações podem incluir:

- É comum a rigidez matutina, que dura mais de uma hora. As articulações podem se tornar quentes, macias e rígidas quando não usadas por uma hora.

- De modo geral, a dor nas articulações é sentida nos dois lados do corpo.

- Com o tempo, as articulações perdem sua amplitude de movimento e podem se deformar.

Outros sintomas incluem:

- Dor no peito ao inspirar (pleurisia)

- Boca e olhos secos (síndrome de Sjögren)

- Ardência, coceira e secreção no olho

- Nódulos sob a pele (normalmente um sinal mais grave da doença)

- Dormência, formigamento ou ardência nas mãos e nos pés

Tratamento de Artrite reumatoide

A AR geralmente requer um tratamento ao longo da vida toda, incluindo medicação, fisioterapia, exercício físico, medidas educativas e possivelmente cirurgia. Quando precoce, um tratamento agressivo para a AR pode retardar a destruição das articulações.

Medicamentos

Drogas antirreumáticas modificadoras de doença (DARMDs): Essas drogas costumam ser as primeiras usadas em pacientes com AR. Elas são prescritas em conjunto com descanso, exercícios de fortalecimento e anti-inflamatórios.

- O metotrexato (Rheumatrex) é o DARMDs mais comumente usado para a artrite reumatoide. A leflunomide (Arava) e a sulfasalazina também podem ser usadas.

- Essas drogas podem ter efeitos colaterais graves
portanto, é necessário fazer exames de sangue frequentes durante o período de sua administração.

Medicamentos anti-inflamatórios: Incluem a aspirina e os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno e naproxeno.

- Embora os AINEs funcionem bem, o uso a longo prazo pode causar problemas gástricos como úlceras e hemorragia e possíveis problemas cardíacos.

- O celecoxib (Celebrex) é outra droga anti-inflamatória, mas tem fortes advertências com relação a doenças cardíacas e AVC. Converse com seu médico para saber se os inibidores de COX-2 são adequados para você.

Medicamentos antimaláricos: Este grupo de medicamentos inclui a hidroxicloroquina (Plaquenil) e sulfasalazina (Azulfidine) e normalmente é utilizado juntamente com o metotrexato. Pode demorar semanas ou meses até que você observe os benefícios desses medicamentos.

Corticoides: Esses medicamentos funcionam muito bem para reduzir o edema e a inflamação das articulações. Devido a efeitos colaterais de longo prazo, os corticoides devem ser tomados somente por curtos períodos e em baixas doses, quando possível.

Agentes biológicos:

As drogas biológicas foram desenvolvidas para afetar partes do sistema imunológico que têm um papel no processo da doença da artrite reumatoide.

Elas poderão ser receitadas quando outros medicamentos para a artrite reumatoide não funcionarem. Às vezes, o médico começa com as drogas biológicas antes, juntamente com outras drogas para a artrite reumatoide.

A maior parte delas são injetadas sob a pele (subcutâneas) ou em uma veia (intravenosas). Existem diferentes tipos de agentes biológicos:

- Os moduladores de glóbulos brancos incluem: abatacept (Orencia) e rituximab (Rituxan)

- Os inibidores do fator de necrose tumoral (TNF) incluem: adalimumabe (Humira), etanercepte (Enbrel), infliximab (Remicade), golimumabe (Simponi), e certolizumab (Cimzia)

- Inibidores de interleucina 6 (IL-6): tocilizumabe (Actemra)

Os agentes biológicos podem ser muito úteis no tratamento da artrite reumatoide. Entretanto, as pessoas que tomam esses medicamentos devem ser observadas atentamente devido a graves fatores de risco:

- Infecções por bactérias, vírus e fungos

- Leucemia ou linfoma

- Psoríase

Cirurgia

Algumas vezes, é necessário cirurgia para corrigir as articulações gravemente lesionadas. A cirurgia pode incluir:

- Remoção da membrana sinovial (sinovectomia)
- Substituição total da articulação em casos extremos, o que pode incluir a substituição total de joelho, quadril, tornozelo, ombro e outro

Fisioterapia

Exercícios de amplitude de movimento e programas de exercícios prescritos por um fisioterapeuta podem atrasar a perda de função da articulação e ajudar a manter os músculos fortes.

Às vezes, os fisioterapeutas usam máquinas especiais para aplicar calor profundo ou estimulação elétrica a fim de reduzir a dor e aumentar o movimento da articulação.

Técnicas de proteção das articulações, tratamentos de frio e calor e dispositivos como talas e órteses para ajudar a sustentar e alinhar as articulações podem ser muito úteis.

São recomendáveis períodos frequentes de repouso entre as atividades, além de 8 a 10 horas de sono por noite.
 
Expectativas

O estado da pessoa dependerá da gravidade dos sintomas.

As pessoas que têm o fator reumatoide, o anticorpo anti-CCP ou nódulos subcutâneos parecem ter uma forma mais grave da doença. Aparentemente, as pessoas que desenvolvem artrite reumatoide com menos idade também pioram mais rapidamente.

A falta de tratamento adequado pode resultar em dano permanente na articulação. Entretanto, o tratamento precoce com muitos dos medicamentos recentes diminuem a dor e o dano à articulação.

Complicações possíveis

A artrite reumatoide pode afetar praticamente todas as partes do corpo. As complicações podem incluir:

- Danos ao tecido pulmonar (pulmão reumatoide)

- Maior risco de endurecimento das artérias

- Lesão espinhal quando os ossos do pescoço são danificados

- Inflamação dos vasos sanguíneos (vasculite), o que pode levar a problemas com nervos, coração, cérebro ou pele

- Edema e inflamação da camada exterior do coração (pericardite) e do músculo cardíaco (miocardite), o que pode levar à insuficiência cardíaca

Os tratamentos para a artrite reumatoide podem causar efeitos colaterais graves. Converse com seu médico sobre os efeitos colaterais do tratamento e o que fazer caso eles ocorram.

Prevenção

Não há formas de prevenção. O tratamento precoce adequado pode ajudar a prevenir danos adicionais às articulações.

Nenhum comentário: