terça-feira, 3 de junho de 2008

Conjuntivite Alérgica


Os olhos podem manifestar diversas formas de alergia, sendo a mais comum, a conjuntivite alérgica. Este tipo de alergia pode ocorrer isolada ou acompanhando a Rinite Alérgica. A principal causa de conjuntivite alérgica é a alergia aos ácaros da poeira de casa. Em alguns locais no Sul do Brasil e nos países onde existe polinização, citam-se ainda os polens de plantas e flores. Outros fatores podem estar envolvidos: alergia aos animais domésticos, poluição ambiental, fumaças (citando em especial o cigarro), medicamentos, produtos químicos, irritantes, etc.

Sintomas Principais da Conjuntivite Alérgica :

- Olhos avermelhados,

- Coceira,

- Lacrimejamento,

- Fotofobia (sensação de incômodo com a luz).

- Podem estar presentes sintomas da rinite: espirros, coriza, congestão e coceira nasal.


Tratamento :
1. O tratamento deve começar pelo afastamento dos fatores que estão provocando a alergia, da mesma maneira que na rinite alérgica. Por isso, o controle do ambiente e o combate aos ácaros da poeira de casa são muito importantes.
- A limpeza da casa deve ser feita diariamente, utilizando pano úmido, sem vassouras ou espanadores e evitando produtos com odores ativos.
- Atenção especial deve ser dada ao quarto e à cama: recomenda-se encapar travesseiros e colchões.
- Travesseiros: prefira os modelos de espuma inteiriça e evitando os modelos de plumas, penas, paina ou flocos de espuma.
- Roupas de cama devem ser trocadas semanalmente e roupas guardadas sempre lavadas antes do uso.
- Focos de mofo, umidade e baratas devem ser combatidos.
- Afastar animais domésticos.
2.Uso de remédios: está indicado nas crises para aliviar sintomas e depois de forma preventiva, para impedir que apareçam novos episódios.
- Antialérgicos (antihistamínicos) podem ser usados por via oral ou sob forma de colírios, sendo úteis para controlar a coceira nas crises e ainda no controle da doença.
- Outras substâncias estão disponíveis no tratamento: estabilizadores de membrana, antinflamatórios, corticóides, drogas de ação combinada, etc. dependendo da análise de cada caso.
3.Imunoterapia (vacina): está indicada como um importante recurso terapêutico, em especial quando há associação com a rinite alérgica.
Dicas de tratamento
- Não use colírios por conta própria
- Encape seu travesseiro e colchão
- Troque seu travesseiro periódicamente
- Lave sempre as mãos
- Evite coçar ou esfregar os olhos
- Compressas com água ou soro fisiológico são úteis para alívio na fase aguda da conjuntivite.
A conjuntivite alérgica é uma doença simples, mas pode também se complicar e trazer conseqüências danosas ao olho, em especial nas formas mais graves. Por isso, deve ser avaliada pelo médico especialista para que seja logo tratada e não provoque danos à visão.
Para a prevenção da conjuntivite:
• Evite compartilhar maquiagem e toalhas de rosto.
• Lave as mãos com freqüência e não as coloque nos olhos.
• Evite o contato com agentes químicos irritantes, use óculos de natação para nadar e óculos de proteção quando em contato com produtos químicos.
• Não use colírios ou pomadas sem prescrição médica.
• Use as lentes de contato segundo as orientações do seu oftalmologista
Fique atento aos sinais de alerta. Se ocorrer alteração visual, dor ocular intensa, dor ao movimentar os olhos, persistência dos sintomas após o uso da medicação ou aumento da sensibilidade à luz, procure o seu médico o mais rápido possível, pois pode-se tratar de outra doença mais grave ou uma complicação da conjuntivite.

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada pelo esclarecimento tão objetivo. Meu filho tem 7 anos, tem rinite alérgica e até agora não encontrei o tratamento adequado. Quando ele está em crise, a parte que mais afeta são os olhos, que ficam muito vermelhos, mas não incham e não há plurido. Estou desesperada, se puder, me ajude....viscainhopaty@ig.com.br

Anônimo disse...

Boa noite Doutor. Estou com uma conjutivite alérgica, meu olho coça demais. Não aguento mais isso. Acordo com os olhos grudados com secreção e as vezes ficam inchados. Estou indo em uma alergista aqui na minha cidade, mas ela fala q se fizer tratamento com vacina demora 1 anos pra fazer efeito, se fizer. Q a parte alérgica, principalmente para olhos, é muito ruim o tratamento. Estou pingando uma vez por dia patanol S e esguichando um remedio nas narinas q tb ajuda nos olhos. Coloquei capa no meu travesseiro, limpo meu quarto com pano úmido 1 dia sim e um não e tb troco as roupas de cada 2 vezes por semana. Nossa por favor, se puder me ajudar ficaria muito grata. Eu não aguento mais ficar com o olho assim. Aguardo alguma ajuda pelo meu e-mail paularfontes@hotmail.com
Obrigada!