segunda-feira, 23 de junho de 2008

Dermografismo ( Urticária Factícia )

Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 10% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas . No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien.

O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias denominado de Urticárias Físicas, ou seja, desencadeadas por estímulos físicos, como por exemplo: calor, frio, pressão, colinérgica, etc. e constitui a manifestação mais comum deste grupo. É mais comum em mulheres e o fator emocional é uma das principais causas. Entretanto, recomenda-se que outros processos e doenças orgânicas devem ser investigadas, da mesma maneira que na urticária.

A palavra dermografismo deriva do grego e significa “escrever na pele”, já que é possível com uma ponta romba que se vejam as letras escritas na pele em função da reação eritematopapulosa que se forma.



Em grande parte das vezes o dermografismo costuma ser brando, passando desapercebido. Entretanto, em alguns casos pode assumir formas mais intensas e bastante incômodas.Para confirmar, basta fazer um pequeno teste: risque a pele utilizando um clips de papel. Nos casos positivos, um vergão surge em minutos no local. Procure um médico alergista para confirmar o diagnóstico e orientar seu tratamento.

Tratamento :

O tratamento é feito com medicamentos antihistamínicos (antialérgicos) para controle da coceira, impedindo o aparecimento dos vergões na pele e se necessária utilização de ansiolíticos e antidepressivos.

Cuidados com a pele :

-Diminua o atrito em sua pele: evite roupas justas ao corpo.

-Prefira tecidos de algodão e evite os tecidos sintéticos como a lycra.

-Tome um banho por dia, evitando banhos demorados e quentes. O calor tende a piorar a coceira e a ressecar a sua pele.

-Não use buchas ou esponjas e prefira sabonetes suaves, para pele seca.

-Enxugue-se com toalha felpuda e macia, sem esfregá-la com força em seu corpo.

-Acostume-se a usar hidratante logo após o banho, ainda com a pele umedecida.

-Alimente-se saudavelmente, procurando ingerir bastante água e outros líquidos no decorrer do dia.

-Combata o stress: organize seus compromissos a fim de que sobre tempo para o lazer. Caminhe, relaxe e procure manter a calma nos momentos de tensão.

17 comentários:

Anônimo disse...

Ah, mtu bom o seu blog, mtu esclarecedor parabéns!
Acho que eu tenho esse dermografismo, geralmente em noites quentes minha pele começar a incomodar e quando a coço( sempre o faço pq a pele incomoda mtu) fico cheio de urticárias(mas no meu caso a experiência co clipe de papel não serve, pq naum é sempre que tenho isso).
Obrigado e Parabéns!
=)

Janaina disse...

Drº tudo que o senhor escreveu no blog é tudo que isso exatamente que o senhor descreveu , mas gostaria de saber se tem cura , ou se isso é pelo resto da vida ? janainadanielaborba@hotmail.com

Dr.Alisson Costa de Morais disse...

Boa Noite!!
Favor deixar o E-mail para que eu possa responder suas dúvidas.
Abraço.
Dr.Alisson C. de Morais

Unknown disse...

Boa Noite Dr Alisson!
Sou farmaceutica-Bioquimica e gostei muito do seu artigo sobre Urticaria Dermografica.Depois de um periodo de stress, apresentei este quadro, diagnosticado por médico, e é exatamente como descreveu.Achei seu artigo muito esclarecedor, e gostaria de saber por quanto tempo o Sr acha q devemos tratar com antihistamínicos.Estou tomando a 2 semanas e se esqueço um dia, volta tudo.Tem a ver com o tempo de vida dos meus mastócitos?
Obrigada antecipadamente, e Parabens
elizabethvazdealcantara@yahoo.com.br

Unknown disse...

Dr. Alisson,há dois anos venho sofrendo deste mal,só agora atravésde voce acho que estou com dermografismo tenho coceiras pelo corpo e fico cheia de vergões sou muito ansiosa e estressada,preciso de ajuda,estou colocando meu E-mail para sua resposta obrigada antonietacoutocruz@gmail.com

Anônimo disse...

Ótimo blog. Parabéns!
Gostaria de saber quanto dura esse esse tipo de urticária (dermografisco). Estou muito estressado/nervoso em determinado dia acordei com um sinal parecido um risco de clipe no rosto. Às vezes coça, mas não incomoda muito, a não ser pela estética. Porém já faz dois dias e o sinal não acaba. Nesse período estava domando um medicamento chamado Pondera, o qual suspendi imediatamente, porém o sinal continua.
abcs.

Unknown disse...

dr alisson me consultei com o senhor em Picos na med center gostaria de saber se a urticaria ficticia é contagiosa meu email é Miris.nina100@hot mail.

Priscila Reis disse...

Excelente blog! Descobri, há uma semana, que estou sofrendo de demografismo. Fiz inúmeros exames até descobri o problema. Por ter a pele muito clara, os sinais são altamente percebidos por todos. É contrangedor. Para piorar, qto mais as pesssoas comentam, mais sinto coceira... Minha médica recomendou atividade física (estou fazendo pilates) e medicamento... Enfim, a vida segue! Parabéns pelo blog e, se possível, me envie novidades sobre o dermografismo.
Abraços! Priscila.

REDESCOBRINDO CAMINHOS disse...

Parabéns pelo artigo. Dermografismo apareceu em mim Há aproximadamente 7 anos e só há três descobri do que se tratava, desde então tomo hidroxizine 25mg continuamente. Gostaria de saber se o uso contínuo desse medicamento provoca hesterilidade? Desde já agradeço. Meu email é vilma.aparecida1@uol.com.br

laura disse...

Dr Alisson!
boa tarde tudo bom,eu tenho dermografismo a muito tempo ,eu gostaria de sabar porque quando tomo remdio para dor de cabeça fico toda enchada quaquer remedio tem uma explicação disso para mi da obrigado!seu blog e um maximo!

Lourdes disse...

Boa noite Dr Alisson!
FELIZ ANO NOVO!!!
Uma tia do meu esposo Ana Luiza Moura de Picos que faz o tratamento de dermografismo com o Sr. indicou o seu blog pra ele, pois de acordo com as suas informações temos certeza que ele também tem esse problema. O mesmo já fez consulta com dermatologista efez alguns exames e já tomou os antialérgicos TALERC E RIPOFINA e agora ele está tomando o ZINA que inclusive o SR. receitou p/ tia dele. Enquanto ele toma qualquer um desses diminue a coceira .
Gostaria de saber se existe algum exame específico p/ confirmar, se tem cura e se ele deve continuar tomando esse antialérgico.
de já lhe agradeço e parabenizo-lhe
por essa iniciativa.
ABRAÇOS!!!
meu e-mail é biuda40@gmail.com

Patricia Siqueira disse...

Olá,parabéns pelo blog,estou numa luta ardua,minha filha tem 7anos e a uns dois anos estou correndo atras de médicos e exames para descobrir o que realmente ela tem e pela descrição é dermografismo mesmo,mas gostaria de saber mais sobre a doença,se é perigoso,se tem cura,vou continuar pesquisando seu blog,quem sabe eu consigo tirar mais duvidas né?obrigado e parabens

Daniel disse...

doutor adorei o blog, pois foi esclarecedor para mim uma vez que á um mes descobri que tenho esta doença, gostaria de saber qual em sua opnião é o melhor tratamento, ou seja qual medicação é a melhor para este problema, e gostaria de saber se ela tem cura e qual o melhor caminho para isso.
Estou muito aflito pois esta doença já esta me atrapalhando em minha vida diária, principalmente no trabalho, tudo que faço piora as coceiras e vermelidoes que são febris. Por favor espero uma resposta o mais rapido possivel para saber se tem cura ou o que posso faser para melhorar e ter uma vida novamente normal.
Daniel Andrade giovanella , FRANCA SP
MAIL: patriciaborgesgiovanella@yahoo.com.br

Josiane disse...

Bom dia Doutor!
Muito bom seu blog, adorei! Fiz o teste do clips em minha pele e se confirmou o que o senhor disse a respeito, é realmente dermografismo, mas esse prurido tenho também na palma de minhas mãos e região plantar dos pés. Pode estar relacionado a mesma patologia?
Obrigado! Fico aguardando sua resposta

claudia disse...

Boa noite Dr. Alisson, parabéns pelo blog!
Estou tratando o dermografismo há um ano...
Cláudia Z. Teixeira
Cláudiazt2010@hotmail.com

crecre disse...

tenho todos os sintomas e só agora descobri atraves desse site só de saber o que tenho já me sinto aliviada o que fazer agora que remedio tomar tem cura definitiva por favor responda-me .o brigado.

Tatiana Valente disse...

Tenho um filho(10anos)obesso,com dermografismo,já passou por bullyn e trata no hospital S.P.sou de Guaxupé M.G..Ele é uma criança muito fechada,fica só dentro de casa e muito sentimental.Qndo ele está muito calado,aparece com mais intensidade.Aos poucos estou aprendendo sobre esta doença.Obrigado.Tatiana