segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Alergia ao Látex

Alergia ao Látex


A alergia ao látex é uma reação alérgica desencadeada pelo contato ou exposição a produtos derivados de borracha natural Este tipo de alergia acomete cerca de 4% da população mundial.
Látex é uma substância extraída da seiva da seringueira e encontrada na borracha natural e utilizado na indústria para o fabrico de inúmeros produtos, como balões usados em festas de aniversário, alguns tipos de brinquedos, chupetas e bicos de mamadeiras, luvas descartáveis, produtos hospitalares, camisinhas, materiais esportivos, etc.
No caso das luvas, a presença do pó usualmente nelas utilizado aumenta a exposição, já que partículas do látex podem aderir ao pó. Quando estas luvas são manipuladas, estas partículas ficam em suspensão no ar , podendo atingir os olhos, nariz, ou serem respiradas e provocar sintomas alérgicos.

Produtos contendo látex são muito comuns em ambientes hospitalares, em especial nas salas de cirurgia: aparelhos para vias aéreas (máscaras de inalação,cânulas, ambu, etc.), cateteres, luvas cirúrgicas, torniquetes, eletrodos, fitas adesivas, bandagens, drenos, borracha do sistema de soro, sondas para entubação, garrotes, etc.
A dermatite de contato não é causada pelo látex natural e sim pelos compostos usados na industrialização da borracha, como os aceleradores e antioxidantes.

Grupos de Risco :

A alergia a látex pode se manifestar em qualquer faixa etária. Estão mais propensas, por exemplo, pessoas expostas previamente ao agente como contato com as luvas usadas pelos cirurgiões, através de uso próprio ou por ter sofrido intervenções cirúrgicas prévias. Citam-se alguns grupos mais predispostos para desenvolver a reação alérgica:

* Crianças portadoras de alguns tipos malformações congênitas ,
* Profissionais da área de saúde,
* Trabalhadores da indústria da borracha,
* Pacientes submetidos a múltiplas cirurgias,
* Pacientes atópicos (rinite e asma).


Como se manifesta a alergia ao látex?

Este tipo de alergia pode ocorrer de diversas formas, desde manifestações leves até casos graves e fatais.

As manifestações mais comuns são:

* Na pele (Dermatite de contato, Urticária, Angioedema)
* No sistema respiratório (Asma, Rinite, Conjuntivite)
* Em setores variados do organismo (Anafilaxia)

Reações cruzadas com alimentos :

Um aspecto interessante da alergia ao látex é a presença de reações cruzadas com alguns tipos de alimentos, principalmente frutas, já que o látex é um produto vegetal e contém proteínas semelhantes. Cerca de 50% dos pacientes alérgicos ao produto, o são também a pelo menos uma fruta, geralmente banana, kiwi, abacate, maracujá, manga, abacaxi ou mamão.

Diagnóstico e tratamento :

O reconhecimento da alergia ao látex é feito pelo médico alergista de forma clínica, através da análise da história do paciente. Além disso, os testes cutâneos e a detecção da alergia no sangue irão complementar e confirmar o diagnóstico. O tratamento é feito através de medicações para corrigir os sintomas apresentados pelo paciente. Recomenda-se o afastamento do contato com o látex, embora seja muito difícil devido ao grande número de produtos contendo esta substância. Em alguns casos, a imunoterapia poderá ser útil.

Medidas preventivas:

- Reduzir o contato com o látex.
- Usar luvas sem látex e sem talco ( Ex : Luvas de Silicone )
- Substituir o látex por outros materiais polímeros sintéticos
- Existem camisinhas de borracha sintética que poderão ser indicadas pelo médico.

Nenhum comentário: