terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Fitofotomelanose / Fotodermatite

A fitofotomelanose é uma manifestação alérgica causada pela exposição ao sol da pele que teve contato com plantas ou suco de algumas frutas, principalmente limão, laranja e tangerina. Outros produtos como perfumes e refrigerantes, também podem causar a reação, sendo neste caso uma fotomelanose.



Manifestações clínicas :

A doença se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras nas áreas afetadas. O formato das manchas depende da exposição da pele às substâncias, sendo frequente lesões pontilhadas causadas por respingos de limão espremido. As áreas mais comumente afetadas são o dorso das mãos, colo e os lábios.


Reações mais intensas, chamadas de fotodermatites, podem dar origem ao surgimento de manchas avermelhadas e até mesmo de bolhas, acompanhadas ou não de coceira, sensação de queimação e/ou ardência no local .





Lesões causadas pela exposição a determinados comprimentos de onda do espectro da luz solar ou da luz artificial. Resulta do efeito direto da luz sobre a pele ou da interação da luz com o medicamento (tópico ou sistêmico).


Etiologia:


Medicação tópica: prometazina, anestésicos de uso tópico.

Medicação sistêmica: sulfas, sulfoniluréias, quinina, clorotiazidas, fenotiazidas, quimioterápicos, tetraciclinas, griseofulvinas, ácido nalidíxico, contraceptivos orais, clordiazepóxido, quinidina, psoralens, adoçantes, antinflamatórios (oxicans).


Tratamento :

Para evitar a fitofotomelanose, evite fazer ou beber limonadas, sucos de frutas, caipirinhas e se expor ao sol. Mesmo lavando as áreas atingidas pelo suco das frutas, a pele pode manchar. Evite colocar perfumes antes de ir à praia.

O desaparecimento das manchas ocorre de forma espontânea e gradativa, devendo-se proteger a pele da exposição ao sol, com filtros solares potentes. Despigmentantes podem ser utilizados para acelerar o processo. As reações mais intensas podem exigir o uso de medicamentos para seu controle, que devem ser indicados por um dermatologista.

Nenhum comentário: