quarta-feira, 28 de maio de 2008

Vitiligo ou popularmente chamado de " Pano Branco "

Vitiligo:

É uma doença não-contagiosa em que ocorre a perda da pigmentação natural da pele. Sua etiologia ainda não é bem compreendida, embora o fator autoimune pareça ser importante. Contudo, estresse físico, emocional, e ansiedade são fatores comuns no desencadeamento ou agravamento da doença.
Patologicamente, o vitiligo se caracteriza pela redução no número ou função dos melanócitos, células localizadas na epiderme responsáveis pela produção do pigmento cutâneo - a melanina. A doença pode surgir em qualquer idade, sendo mais comum em duas faixas etárias: 10-15 anos e 20-40 anos.
Esta despigmentação ocorre geralmente em forma de manchas brancas (hipocrômia) de diversos tamanhos e com distruição focal ou difusa. Pode ocorrer em qualquer segmento da pele, inclusive na retina (olhos). Os locais mais comuns são a face, mãos e genitais. Os pêlos localizados nas manchas de vitiligo se tornam esbranquiçados. O local atingido fica bastante sensível ao sol, podendo ocorrer sérias queimaduras caso exposto ao sol sem protetor, conferindo um risco para o desenvolvimento de câncer de pele.

Prognóstico :

Via de regra, o vitiligo é um distúrbio crônico. Existem vários tipos clínicos de vitiligo, cada qual com prognóstico próprio. Porém, dependendo do seu tipo clínico pode haver regressão espontânea ou com tratamento médico. O vitiligo pode permanecer focal indefinidamente ou se generalizar.

Tratamento :

Se necessita de ajuda, por favor consulte um profissional de saúde.
Existem inúmeras opções terapêuticas para o vitiligo, a saber: corticosteróides, imunomoduladores, helioterapia, PUVA e enxertos cirúrgicos. Esteróides têm sido usados para remover as manchas brancas, porém não são muito eficientes. Outro tratamento mais radical é tratar quimicamente para remover todo o pigmento da pessoa para que a pele fique mais uniforme.

2 comentários:

Ludmila Fernandes disse...

Boa noite, Dr. Alisson! Fico feliz por ver que vc. está indo bem na sua profissão e que voltou para sua terra depois de tantos anos de estudo aqui no Rio. Eu continuo com os problemas de alergia. Nunca mais tomei as vacinas e nem encontrei um alergologista tão bom!
Abçs Ludmila

elaine vieira disse...

Ola Dr Alisson! Eu sou Elaine Vieira, mãe do Chrystian vieira silveira que você atendeu na Policlinica do RJ no Centro em 2007! Serei sempre grata ao que o você fez pelo meu filho . Ele está otimamente bem, nunca mais teve crise de bronquites, sinusite, rinite , nada....Graças a Deus e a você, que quando atendeu ele pela 1ª vez, ele estava com pneumonia, bronquite e sinusite! Tentei localiza-lo no RJ, mas soube que não mora mais aqui! Você teria algum amigo a altura de sua capacidade para que eu possa levar minha tia, ele tem crises constantes de bronquite ja fez tratamentos de vacina, mas de um tempo pra cá as crises pioraram....Se tiver me mande o tel dele! Abraços e Boa sorte!